BLOG


QUEDA DE CABELO DURANTE O TRATAMENTO

Muitas pessoas perderão parte ou todo o cabelo como efeito do tratamento para o câncer de mama. Esse é um dos efeitos colaterais mais conhecido da quimioterapia. Filmes, novelas e séries já mostraram essa queda do cabelo durante o tratamento oncológico e a forma que as pacientes mulheres lidam com esse momento. Mas por que ocorre essa perda de cabelo? Como acontece? O que pode ser feito para amenizar?

Vou responder todas essas dúvidas neste artigo. É muito importante sempre conversar com seu médico sobre seus medos e desejos após receber o diagnóstico de um câncer. Assim, pode receber dicas práticas sobre como cuidar do couro cabeludo e amenizar efeitos colaterais.

Por que ocorre a queda de cabelo durante tratamento de câncer?

O tratamento quimioterápico é feito com fortes medicamentos que visam atacar as células cancerígenas que se multiplicam rapidamente. Porém, esses medicamentos também atacam células saudáveis que se multiplicam muito rápido, como os folículos capilares.

A associação Breastcancer.org explica que os folículos capilares, que são as estruturas da pele preenchidas com pequenos vasos sanguíneos que produzem cabelos, são algumas das células que mais se multiplicam no corpo. Por isso, algumas semanas após o início da quimioterapia, é possível perder parte do cabelo ou ele todo.

Quanto cabelo a paciente perde depende do tipo de medicamento que recebe e da dose. Alguns medicamentos quimioterápicos afetam apenas os cabelos da cabeça. Outros causam a perda de sobrancelhas e cílios, pelos pubianos, das pernas, braços ou axilas. Além disso, a perda de cabelo pode ser gradual e mais discreta ou maior com grandes perdas de cabelo de uma vez. Nesses casos, é comum ver muito cabelo na escova ao pentear, no chuveiro ao tomar banho e no travesseiro quando acorda.

Outros tratamentos, como radioterapia e a terapia hormonal, também podem causar queda de cabelo. Porém, de forma mais leve, por menos tempo e em lugares específicos.

Quando o cabelo volta a crescer?

Segundo a Mayo Clinic, a perda de cabelo decorrente da quimioterapia é quase sempre temporária. Você pode esperar que seu cabelo cresça novamente de três a seis meses após o término do tratamento, embora ele possa ter um tom ou textura diferente temporariamente.

É possível evitar a perda de cabelo?

Não existe tratamento que garanta que o cabelo não caia durante ou após a quimioterapia. Mas, existem algumas terapias que podem ajudar a prevenir uma grande perda de cabelo.

Uma técnica cada vez mais usada é a crioterapia capilar, que consiste em resfriar o couro cabeludo antes, durante e depois da sessão. Ela precisa ser indicada e acompanhada por um médico e precisa ser feita desde a primeira sessão de quimioterapia. O resfriamento do couro cabeludo contrai os vasos sanguíneos na região e isso reduz a quantidade de quimioterapia que atinge os bulbos capilares.

FONTE: https://silviobromberg.com.br/queda-de-cabelo-durante-tratamento-de-cancer-de-mama-por-que-acontece/

 

QUEDA DE CABELO DURANTE O TRATAMENTO