BLOG


VOCÊ SABE QUAL É A FUNÇÃO DE UM MÉDICO MASTOLOGISTA?

Desde novas, as mulheres aprendem que o ginecologista é o médico que irá acompanhá-las durante toda a vida. Mas sabia que o médico mastologista também tem um papel muito importante para a saúde da mulher? Continue a leitura e entenda melhor quando é necessário procurar um mastologista.

𝐎 𝐪𝐮𝐞 é 𝐦𝐚𝐬𝐭𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚?
A mastologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças das mamas. No Brasil, o profissional primeiro precisa realizar a graduação de medicina para depois fazer residência médica em Ginecologia e Obstetrícia ou Cirurgia Geral e, assim, cursar e se especializar em mastologia. Por exemplo, eu sou especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia.

Entre as doenças mais comuns tratadas por mastologistas, está o câncer de mama. Por isso, o mastologista também tem muito conhecimento sobre oncologia. Mas também existem outras condições que podem afetar as mamas, como:

Mastite;
Nódulos;
Assimetrias;
Ginecomastias.

𝐐𝐮𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐬𝐞 𝐝𝐞𝐯𝐞 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐮𝐫𝐚𝐫 𝐮𝐦 𝐦𝐚𝐬𝐭𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐬𝐭𝐚?
Ao reparar qualquer alteração na mama, independentemente da sua idade ou de casos de câncer na família, é importante procurar o mastologista para uma avaliação completa e personalizada. Algumas alterações que podem aparecer são sensação de “caroços” ao apalpar a mama, dor, coceira, mudança do aspecto da pele da mama e secreção pelo mamilo não estando grávida.

𝐃𝐢𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧ç𝐚𝐬 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐠𝐢𝐧𝐞𝐜𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐞 𝐦𝐚𝐬𝐭𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐬𝐭𝐚
Enquanto o mastologista estuda e cuida da mama, o ginecologista tem como foco a prevenção, diagnóstico e o tratamento de doenças que atingem os órgãos pélvicos femininos. Mas, como dito anteriormente, em muitos casos, o mastologista também é ginecologista.

Fonte:https://silviobromberg.com.br/o-que-o-medico-mastologista-trata/

 

VOCÊ SABE QUAL É A FUNÇÃO DE UM MÉDICO MASTOLOGISTA?