BLOG


MARÇO LILÁS E O CÂNCER DE ÚTERO

𝐎 𝐜â𝐧𝐜𝐞𝐫 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐥𝐨 𝐝𝐞 ú𝐭𝐞𝐫𝐨 é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres – atrás apenas do de mama e do colorretal – e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil, de acordo com o O Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A doença, entretanto, pode ser descoberta durante exame de rotina e atinge altas taxas de cura quando detectada e tratada no início.

𝑨 𝑪𝑨𝑼𝑺𝑨
é causado pela infecção persistente do papilomavírus humano (HPV), principalmente por seus subtipos chamados de oncogênicos.
“Além disso, outros fatores de risco associados são: início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, histórico de verrugas genitais, tabagismo e pacientes com doenças imunossupressoras”, alerta o ginecologista José Moura, do Hospital da Mulher Anchieta.

𝑨 𝑷𝑹𝑬𝑽𝑬𝑵ÇÃ𝑶
o papanicolau deve ser feito em mulheres de 25 a 64 anos de idade que já tiveram relação sexual, conforme diretriz do Ministério da Saúde, precisa ser realizado a cada três anos, após dois exames normais consecutivos no intervalo de um ano.

O uso de preservativo durante as relações sexuais é fundamental para diminuir o risco de transmissão e infecção pelo papilomavírus humano.

Atualmente, existe a vacina contra o HPV. Ela é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, além de pessoas que vivem com HIV e indivíduos transplantados na faixa etária de 9 a 26 anos. A vacinação é medida preventiva, não sendo eficaz contra infecções ou lesões por HPV já existentes.

𝑶𝑺 𝑺𝑰𝑵𝑻𝑶𝑴𝑨𝑺
são corrimento vaginal amarelado com odor desagradável, sangramentos menstruais irregulares e sangramento após a relação sexual, além de dores na região do baixo ventre.

Nos estágios mais avançados, a paciente pode apresentar dores pélvicas de forte intensidade, anemia, dores em região lombar, alterações miccionais e no hábito intestinal.

Fonte: www.oncoguia.org.br

 

MARÇO LILÁS E O CÂNCER DE ÚTERO