𝘼𝙣𝙚𝙢𝙞𝙖 𝙥𝙤𝙙𝙚 𝙫𝙞𝙧𝙖𝙧 𝙡𝙚𝙪𝙘𝙚𝙢𝙞𝙖?
"𝐍ã𝐨, 𝐚𝐧𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐧ã𝐨 𝐯𝐢𝐫𝐚 𝐥𝐞𝐮𝐜𝐞𝐦𝐢𝐚. 𝐌𝐞𝐬𝐦𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐧𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐧ã𝐨 𝐬𝐞𝐣𝐚 𝐭𝐫𝐚𝐭𝐚𝐝𝐚 𝐚𝐝𝐞𝐪𝐮𝐚𝐝𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞, 𝐧ã𝐨 𝐡á 𝐧𝐞𝐧𝐡𝐮𝐦 𝐫𝐢𝐬𝐜𝐨 𝐝𝐞𝐥𝐚 𝐯𝐢𝐫𝐚𝐫 𝐥𝐞𝐮𝐜𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐧𝐞𝐦 𝐚 𝐜𝐮𝐫𝐭𝐨 𝐧𝐞𝐦 𝐚 𝐥𝐨𝐧𝐠𝐨 𝐩𝐫𝐚𝐳𝐨. 𝐎 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐫𝐬𝐨, 𝐩𝐨𝐫é𝐦, 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐨𝐜𝐨𝐫𝐫𝐞𝐫"
A anemia é definida pela diminuição da concentração dos glóbulos vermelhos no sangue e indica que algo não está funcionando bem em nosso corpo.
Os sintomas incluem fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros. Para o diagnóstico da anemia é indicada uma avaliação clínica, além de exames de sangue.
Já a leucemia é um dos tumores malignos mais incidentes na população mundial.
A doença afeta os glóbulos brancos do sangue, conhecidos como leucócitos, que se multiplicam em número acima do normal. O diagnóstico é feito a partir de um hemograma, que mostrará a contagem das células do sangue.
QUAIS SÃO AS CLASSIFICAÇÕES DA LEUCEMIA?
Segundo a Dra. Adrienne Moreno, Hematologista do CON – Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão, existem algumas classificações para as leucemias.
A mais importante é se estamos tratando de uma leucemia aguda ou crônica, e em seguida se ela é linfoide ou mieloide. Essas classificações iniciais são importantes, porque definem os primeiros passos do tratamento.
QUAIS OS TRATAMENTOS REALIZADOS PARA COMBATER A DOENÇA?
Atualmente, a quimioterapia ainda é bastante utilizada, mas, pouco a pouco, vem sendo ou substituída ou ajudada por outras classes de remédios, tais com anticorpos monoclonais, imunomoduladores, terapia-alvo genética e imunoterapia.
Em alguns casos, faz-se necessário o transplante alogênico de medula óssea para aumentar as chances de cura. A doação de medula óssea é muito importante, pois esse tratamento é essencial e, muitas vezes, único para muitos pacientes.
FONTE: www.con.com.br/noticias/sem-categoria/junho-laranja-anemia-leucemia/