BLOG


LEUCEMIA TEM CURA

𝐀 𝐝𝐨𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐦𝐞𝐝𝐮𝐥𝐚 ó𝐬𝐬𝐞𝐚 é 𝐮𝐦 𝐠𝐞𝐬𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐦𝐨𝐫 𝐞 𝐞𝐦𝐩𝐚𝐭𝐢𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐫 𝐚 𝐯𝐢𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐨𝐬𝐬𝐮𝐞𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐛𝐥𝐞𝐦𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐥𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐝𝐨𝐬 à 𝐟𝐚𝐛𝐫𝐢𝐜𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐜é𝐥𝐮𝐥𝐚𝐬 𝐬𝐚𝐧𝐠𝐮í𝐧𝐞𝐚𝐬, 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐥𝐞𝐮𝐜𝐞𝐦𝐢𝐚, 𝐥𝐢𝐧𝐟𝐨𝐦𝐚, 𝐚𝐧𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐠𝐫𝐚𝐯𝐞 𝐞 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐟𝐞𝐭𝐚𝐦 𝐚 𝐢𝐦𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐫𝐩𝐨. 𝐏𝐨𝐫 𝐢𝐬𝐬𝐨, 𝐬𝐞𝐫 𝐝𝐨𝐚𝐝𝐨𝐫 é 𝐮𝐦𝐚 𝐝𝐞𝐜𝐢𝐬ã𝐨 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨𝐬 𝐝𝐨𝐢𝐬 𝐥𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐝𝐨𝐬.

𝑶 𝒒𝒖𝒆 é 𝒂 𝒎𝒆𝒅𝒖𝒍𝒂 ó𝒔𝒔𝒆𝒂?
É um tecido gelatinoso, localizado no interior dos ossos, responsável por fabricar células sanguíneas.
𝑪𝒐𝒎𝒐 𝒇𝒖𝒏𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂 𝒂 𝒅𝒐𝒂çã𝒐 𝒅𝒆 𝒎𝒆𝒅𝒖𝒍𝒂 ó𝒔𝒔𝒆𝒂?
Existem duas modalidades de transplante: o autólogo, que é quando as células são retiradas do próprio paciente e o alogênico, que é a doação de outra pessoa. Neste caso, a primeira coisa a se fazer é procurar um doador na família. A chance de compatibilidade entre irmãos de mesmos pai e mãe é de 25%.

𝑸𝒖𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒏𝒊𝒏𝒈𝒖é𝒎 𝒅𝒂 𝒇𝒂𝒎í𝒍𝒊𝒂 é 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒂𝒕í𝒗𝒆𝒍, 𝒖𝒎 𝒅𝒐𝒂𝒅𝒐𝒓 é 𝒑𝒓𝒐𝒄𝒖𝒓𝒂𝒅𝒐 𝒏𝒐 𝑹𝒆𝒈𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐 𝑵𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑫𝒐𝒂𝒅𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝑴𝒆𝒅𝒖𝒍𝒂 Ó𝒔𝒔𝒆𝒂.
Existem duas maneiras de doar as células-tronco da medula óssea. Uma é feita diretamente de dentro dos ossos da bacia e a outra por aférese, que é a filtração das células-tronco das veias.

A coleta direta é feita com uma agulha especial. retira-se uma quantidade de tutano equivalente a uma bolsa de sangue. Para que não haja dor, é aplicada anestesia, e o procedimento dura em média uma hora.
A coleta pela veia é feita com uma máquina de aférese. O doador recebe um medicamento durante cinco dias, que estimula a multiplicação de células-tronco.

𝑷𝑶𝑫𝑬𝑴𝑶𝑺 𝑺𝑨𝑳𝑽𝑨𝑹 𝑽𝑰𝑫𝑨𝑺
Leia mais em: www.paxbahia.com.br/blog/69-doacao-de-medula-ossea.html

 

LEUCEMIA TEM CURA