BLOG


CANCÊR DE PELE MELANOMA

𝙊 𝙘â𝙣𝙘𝙚𝙧 𝙙𝙚 𝙥𝙚𝙡𝙚 𝙢𝙚𝙡𝙖𝙣𝙤𝙢𝙖 tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial. Nos últimos anos, houve grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor e à introdução dos novos medicamentos imunoterápicos.

*𝐂𝐀𝐔𝐒𝐀𝐒
° Exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas - UV), principalmente na infância e adolescência;
° Exposição a câmeras de bronzeamento artificial;
° Ter pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, ou ser albino;
° Ter história familiar ou pessoal de câncer de pele;

*𝐏𝐑𝐄𝐕𝐄𝐍ÇÃ𝐎
°Evitar a exposição ao sol no horário das 10h às 16h;
°Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.;
°Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo, e usar filtro solar próprio para os lábios;

*𝐓𝐑𝐀𝐓𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎
°A cirurgia é o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer.
Quando há metástase (o câncer já se espalhou para outros órgãos), o melanoma, hoje, é tratado com novos medicamentos, que apresentam altas taxas de sucesso terapêutico.

www.inca.gov.br

 

CANCÊR DE PELE MELANOMA