BLOG


EXERCÍCIO APÓS CIRURGIA DO CÂNCER DE MAMA

𝐍ã𝐨 𝐬ó 𝐩𝐨𝐝𝐞, 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐝𝐞𝐯𝐞!
A retomada gradual dos movimentos de braços, ombros e tórax após a cirurgia de remoção do tumor é um aspecto definidor para devolver mais qualidade de vida às pacientes que tiveram câncer de mama.

Isso porque a realização de exercícios específicos e orientados é a principal ferramenta para ajudar a prevenir, diminuir ou melhorar os sintomas e desconfortos pós-operatórios.

Assim, logo após a cirurgia, é importante que a paciente seja avaliada por um fisioterapeuta. Esse profissional é especialista em reabilitação do movimento e dará as instruções mais adequadas para cada pessoa.

Um estudo brasileiro demonstrou que a aplicação de fisioterapia precoce (logo após a operação, ainda no hospital) ajuda a prevenir eventuais complicações pós-cirúrgicas e devolve mais cedo às pacientes a possibilidade de retorno às atividades da vida diária.

𝐂𝐨𝐦𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚çõ𝐞𝐬 𝐚𝐩ó𝐬 𝐚 𝐜𝐢𝐫𝐮𝐫𝐠𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐦𝐨çã𝐨 𝐝𝐨 𝐜â𝐧𝐜𝐞𝐫 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐦𝐚

Dependendo da cirurgia, o risco de surgir algum tipo de complicação pode ser alto, porém, com a realização diária de exercícios orientados, é possível reduzir muito essa margem.

Os principais benefícios para modificação de sintomas de complicação por meio de exercícios são:

*Redução da dor;
*Prevenção ou tratamento do linfedema (inchaço no braço);
*Correção de alterações posturais;
*Relaxamento da musculatura;
*Redução da dificuldade para movimentar o ombro;
*Redução de formigamento, anestesia, choque ou dormência na parte interna e superior do braço;
*Melhora do aspecto e da maleabilidade da cicatriz evitando aderências (quando o tecido por baixo e em volta da cicatriz fica colado a ela e dificulta os movimentos).

𝐋𝐄𝐈𝐀 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄
Exercícios logo após a cirurgia:
Exercícios após cicatrização consolidada:

𝐅𝐎𝐍𝐓𝐄: https://silviobromberg.com.br/exercicio-apos-cirurgia-cancer-de-mama/

 

EXERCÍCIO APÓS CIRURGIA DO CÂNCER DE MAMA